Artigos

Reprodutores da Fazenda Vila Rica


OS PRINCIPAIS RAÇADORES DO GIR LEITEIRO 

05/10/2014

Touros com excelência em transferir para a progênie características para a alta produção leiteira Selecionar reprodutores que imprimam qualidade leiteira a suas proles é...

Touros com excelência em transferir para a progênie características para a alta produção leiteira

Selecionar reprodutores que imprimam qualidade leiteira a suas proles é o principal desafio dos criatórios. Pensando em proporcionar eficiência produtiva para as progênies, a Fazenda Vila Rica tem a oferecer raçadores premiados,irmãos de recordistas mundiais, filhos de grandes líderes de sumários e das melhores matrizes do Gir Leiteiro.

Os grandes touros da Fazenda Vila Rica estão disponíveis nas principais centrais. Na Alta Genetics, Semex e ABS Pecplan o pecuarista tem a oportunidade de escolher o touro da Fazenda Vila Rica que mais se adequa às necessidades da propriedade, no entanto, independentemente da escolha, o criador vai adquirir sêmen de um animal que imprime características impressionantes ao rebanho leiteiro. Dilson Cordeiro produziu os melhores raçadores, por isso disponibiliza opções, entre elas, na Alta, o Irado TE Vila Rica, Kalika FIV Vila Rica e Koro FIV Vila Rica.

O touro Irado TE Vila Rica possui, na linha alta, o Meteoro de Bras e, na baixa, a Grande Campeã e Melhor Úbere (mocho) da Megaleite 2008, Fada Vila Rica;é irmão completo de Iaia TE Vila Rica, recordista mundial de torneio leiteiro, e o pai e avô são líderes do Sumário Embrapa/ABCGIL e ABCZ/Unesp. O animal possui a Capacidade de Transmissão Prevista (PTA) leite de 505 kg positivo no Sumário ABCZ/Unesp/2014,  e uma das comprovações pode ser verificada em suas filhas,Majestade de TE Vila Rica,que foi a Campeã Vaca Jovem do Torneio Leiteiro de Salvador, e Mandala Vila Rica, provada em torneio leiteiro com produção média superior a 60 kg.

“Irado TE Vila Rica é um dos touros com maior prepotência de genes para produção de leite da raça Gir Leiteiro. Todas as suas filhas são altamente produtivas e possuem um sistema mamário perfeito, sendo alto e largo no úbere posterior, forte na inserção de úbere anterior e com colocação e tamanho de tetos perfeitos”, afirma oGerente de Produto Leite Nacional da Alta, Guilherme Marquez.

Além do Irado, outro animal que se destaca na Fazenda é o Kalika FIV Vila Rica, que transmite à progênie predominância de pelagem vermelha, com profundidade corporal e qualidade de garupa, o que resulta em filhas muito uniformes. “Vimos mais de 35 filhas de Kalika e me impressionei com a homogeneidade dos animais. Suas filhas são equilibradas em todo o seu conjunto. Impressionante a força que Kalika possui para passar, além de suas qualidades genotípicas, a pelagem vermelha para toda a sua progênie”, comenta.

Kalika é filho da Solução de Bras e Radar dos Poções, um dos líderes do Sumário ABCZ/Unesp 2011. “Quando recebi as fotos da progênie do touro Kalika, fiquei muito impressionado com a qualidade dos animais, dando ênfase na qualidade de garupa, na qualidade de pernas e, principalmente, na qualidade superior de sua homogeneidade de progênie. Kalika é um verdadeiro show”, acrescenta Marquez.

Na Alta Genetics o pecuarista encontra, também, o Koro FIV Vila Rica, que possui, na linha alta, Radar dos Poções, e, na baixa, Ilhoa TE Vila Rica. O touro foi Campeão Junior Menor na Expozebu 2009, Grande Campeão da Exposição de Luziânia em 2012, segundoMelhor Touro do Ranking ABCGIL de 2012/2013, Reservado Grande Campeão Uberlândia 2013, Reservado Campeão Touro Jovem na Expozebu 2013 e Grande Campeão Macho Megaleite 2013.


Autor: BERRANTE COMUNICAÇÕES